domingo, 23 de junho de 2013

O importante é que fique o sentimento de que valeu a pena.

O dia 20 de junho de 2013 vai ficar conhecido pelas grandes manifestações ocorridas por pelo menos 120 cidades brasileiras, quando a população, revoltada e clamando por melhores condições de vida saiu para as ruas empunhados cartazes que pediam desde a revisão nos preços das passagens do transporte público até o afastamento da presidente. Mais de 1,4 milhão de pessoas estiveram envolvidas nessas manifestações.

Como não podia deixar de ser, por todo o país milhares de vândalos se infiltraram ao movimento e fizeram o que melhor sabem, depredaram patrimônio público, atearam fogo em ônibus e saquearam o comércio, provocando a reação da polícia que na maioria das vezes agiu de forma proporcional às ações. Em Goiânia, policiais distribuíram rosas aos manifestantes.
No Pará não foi diferente. Em Belém o ato contou com milhares de pessoas que pacificamente percorreram ruas da capital apresentando suas demandas em cartazes e faixas. O envolvimento político foi rechaçado pelos manifestantes. A manifestação terminou em frente ao prédio da prefeitura onde houve tentativa de invasão coibida pela Polícia Militar.   Pelo menos 35 pessoas foram detidas e depois liberadas.
ParauapebasEm Parauapebas, segundo a Polícia Militar, cerca de 1.500 pessoas participaram da manifestação que teve início em frente ao prédio da Câmara Municipal e seguiu em cortejo até a portaria da Flona de Carajás. Não houve registro de violência durante o percurso.
1 (1)Informações do Tenente Coronel Mauro Sergio, comandante do 23º BPM, dão conta que quando já era noite e a manifestação contava apenas com a metade do público inicial, alguns destes tentaram interditar a portaria de entrada a Carajás. A movimentação teve reação imediata de motoristas e houve um princípio de confronto entre motoristas e manifestantes. A PM interviu usando força proporcional (palavras do comandante) quando alguns manifestantes tentaram incendiar um ônibus que transportava trabalhadores de Carajás. Cinco pessoas foram presas.DSC_0077
É muito bacana ver a juventude organizada para reivindicar seus direitos. Isso é cidadania, é direito adquirido a duras penas por pessoas que lutaram contra uma maldita ditadura que teimava tentar calar a voz do povo. Muitos destes estão hoje no poder, o que me leva a refletir em como se sentem tendo de usar a mesma força das quais foram vítimas.
Claro que os tempos são outros e guardadas as devidas proporções, não vejo muita diferença na molecada ciberneticamente influenciada de hoje com nossos revolucionários de ontem.
DSC_0112
O importante disso tudo, salvo as ações de vândalos (criminosos que deveriam estar na cadeia ou no mínimo em casa, já que essa luta por cidadania não lhes pertence), é que fica o respeito da população que aplaudiu as ações por todo o Brasil, mostrando que mesmo fora das ruas o reconhecimento por quem esteve buscando direitos, cobrando ações políticas que beneficiem o povo e repudiando a corrupção generalizada que assola o país.
DSC_0121Ficou no coração dos manifestantes, por todo o país, o sentimento do dever cumprido. Independente do que reivindicaram, e isso foi diferenciado em cada município, ficou a certeza de que unido o povo jamais será vencido. Dr. Ulisses Guimaraes, que em 1984 conseguiu unir o povo em busca de eleições diretas criando o movimento Diretas Já, onde estiver certamente está contente com tudo que vem acontecendo nos últimos dias, e isso é o que importa, o sentimento de que valeu a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário