terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O calor pode mudar o sexo dos peixes, diz pesquisa


Uma equipe do CSIC (Conselho Superior de Investigações Científicas)descobriu que as fêmeas do peixe robalo se transformam no sexo masculino somente com o aumento da temperatura. O efeito estaria relacionado com a inibição de uma enzima responsável pela formação dos órgãos femininos.

Os pesquisadores colocaram dois grupos de larvas da espécie robalo em diferentes temperaturas durante as primeiras semanas de vidaprovando que, em alguns casos, as fêmeas se tornaram homens.
Os resultados mostraram que o aumento da temperatura foi inibindo a formação de aromatase, uma enzima que converte androgênios em estrogênios, que são essenciais para o desenvolvimento dos ovários do peixe. Assim, se o animal é submetido a aumento da temperatura antes da formação dos órgãos reprodutivos, é mais provável que ele se torne um indivíduo do sexo masculino, apesar de sua informação genética indicar o contrário.
Este fenômeno pelo qual a temperatura influencia a determinação do sexo é comum em muitas espécies de peixes e répteis. Os resultados deste estudo, explicam como o aumento de alguns graus na água favorece a “masculinização” de alguns animais, um fenômeno que deve ser considerado importante, já que o aquecimento global aumenta a temperatura da água em rios e oceanos, a espécie feminina dos robalospode estar em extinção.

Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário