terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Homens de Dreadlock


dreadlock é uma forma de se manter os cabelos que se tornou mundialmente famosa com o movimento rastafari e consiste em agrupamentos cilíndricos de cabelo aparentando “cordas” pendendo do topo da cabeça.
Ao contrário do que se pensa, os dreadlocks não nasceram com o movimento rastafari, o uso de dreads é tão antigo que se torna impossível datar corretamente quando começaram a ser utilizados. O que se sabe é que povos que habitavam a região da Índia foram provavelmente os primeiros a utilizarem dos locks principalmente por uma questão de praticidade: os cabelos tornavam-se longos e era extremamente difícil corta-los, então, deixavam que se enrolassem e com o óleo natural do couro cabeludo torciam os cabelos para que conservassem uma forma cilíndrica, que diminuía o volume e tamanho do cabelo original.
Os dreadlocks também podem ser chamados de locksdreads, e até rastas.
Vários famosos já foram ou são adeptos do Dreadlock, como Samuel Larsen (foto acima), Bob Marley, Damian Marley, Falcão (Rappa), Lenny Kravitz, John Butler, Tom Kaulitz e muitos outros.

Tipos de Dreads

Tradicional
Este é o meio mais difícil de se fazer dreads, exige muita dedicação e o resultado costuma não se equiparar com o que se obtém através das outras formas. É recomendado que se tenha o cabelo crespo típico do negro africano, outros cabelos dificilmente manterão a forma. O Processo consiste em não lavar o cabelo com shampoo ou qualquer outro produto que possa alisar os cabelos, e a medida que cresce ir enrolando o cabelo com a palma das mãos formando os dreads. Este é o método utilizado pelos Rastafari, não é muito recomendado pois torna-se difícil mantê-los limpos e os dreads ficam sempre com uma aparência de sujos. Para quem tem cabelo crespo tem um opção de enrolar o cabelo no modelo Baião-de-Dois e depois separar os dois. O resultado será o dread que com o tempo ficar mais grosso. É necessário ter cuidado e sempre estar separando os dreads. Deve-se lavá-lo apenas 15 dias depois de os enrolar e só o fazer com água do mar e sabão azul.
Com cera
Este é seguramente o mais utilizado nos dias de hoje, funciona com qualquer tipo de cabelo. É necessário que o cabelo já tenha um certo comprimento, em torno de 10cm, mas recomenda-se mais. O processo consiste em dividir o cabelo em setores de cerca de 2cm, e pentear cada setor da ponta para a raíz com um pente de ferro visando embolar os cabelos. Depois de embolados todos os dreads aplica-se cera de abelha para fixa-los. Uma manutenção freqüente torna-se necessária para que os cabelos não soltem, que consiste em aplicar cera periodicamente e enrolá-los com a palma da mão.
Com agulha
Este processo é muito dolorido, mas resulta em dreads mais compactos e limpos. Divide-se o cabelo e penteia-se da ponta à raiz, como no processo com cera. Daí “costura-se” o cabelo com uma agulha de crochê. Algumas pessoas depois disso ainda aplicam a cera. Uma manutenção frequente é muito recomendada, que consiste em re-costurar os cabelos com a agulha quando soltam alguns fios e enrola-los com a palma das mãos. O que define o resultado dos processos porém é a manutenção. Costuma-se dizer que os dreads ficam bons quando “travam”, ou seja, quando não é mais possível solta-los. É recomendado lavar os cabelos regularmente com shampoo sem resíduos ou sabonete de coco, e depois seca-los muito bem com secador e ao sol. Deve-se atentar para o mau cheiro, que indica a presença de fungos. O comprimento do cabelo geralmente se reduz após a aplicação dos dreads, o quanto depende do tipo de cabelo.

Cuidados e higiene

Lavagem:
Lavar os dreads 1x por semana com sabão neutro ou shampoo anti-resíduo.
Secagem:
Dreads de lã, precisam ser secados com auxílio do secador ar frio e sempre lavar pela manhã.
Dreads Naturais, secar e enrolar uma toalha, deixe absorver toda a água e saia no sol ou secar com secador ar frio.
Shampoo Anti-Caspa: Auxilia na eliminação das caspas e seboréia de seus dreadlocks causado por descamação do couro cabeludo.
Pomada de queratina, “Salon line hair food”, além de hidratar os fios, auxilia no palm rollin diário dos dreads. Pode ser aplicado sem ter lavado.
Dica: Retirar a água de um coco verde e bata com a polpa num liquidificador, passe nos dreadlocks e deixe por 30 minutos, e lave-os depois.
Mantenha a raiz sempre aberta, isso evita dreads grudados.
Faça Palm Rollin nos dreads diariamente, isso ajuda na boa formação dos dreads.
No ínicio os dreads são apenas moldes para o desenvolvimento que vem a ocorrer no 6º mês em diante. Precisa ter muita paciência cultivando suas raizes, a manutenção mensal até o 6º mês é muito importante para a formação saudável dos dreads. Depois desse período é recomendado manutenções trimestrais.
Observação: Procure sempre um profissional.
E aí, o que você acha do dreadlock?

Nenhum comentário:

Postar um comentário